Sunday, September 6

A verdadeira história da Gata Borralheira


"Pensam vocês que sabem esta história? Mas a que têm na vossa memória É só uma versão falsificada, Rosada, tonta e açucarada Feita para as crianças inocentes Não terem medo, Ficarem contentes."
(...)
"-Ó Querida Madrinha, ó boa Fada,
Vou-lhe pedir coisa complicada.
Príncipe rico já eu conheci,
de luxos e jóias já me servi.
Agora pretendo um marido honrado
Bom e fiel, sempre a meu lado."

"A Gata Borralheira de repente
viu-se casada com atraente
fabricante de bela marmelada.
Como era doce, doce estar casada!
Para todo o sempre foram felizes,
não sei se tiveram muitos petizes."

Histórias em Verso para Meninos Perversos, Roald Dahl traduzido por Luísa Ducla Soares

2 comments:

Esquila said...

Em busca de não ferir susceptibilidades de ninguém, de não deixar as pobres cabeças das criancinhas assustadas, hoje em dia teima-se em tornar os desenhos animados e as histórias cada vez mais insossos, mais sem graça, criando uma realidade virtual, que não existe. Não foi o Dragon Ball e as suas eternas lutas contra o mal, onde havia sangue, explosões, ou os power rangers com os seus monstros e tiroteios que fez com que andassem para aí a fazer bulling, mas sim os teletubbies! E nem falemos dos novos professores desta pequenada, o Noddy e o Bob!Mas afinal estamos a criar crianças para viverem neste mundo, ou num outro qualquer que me é desconhecido?

R.Joanna said...

Podes crer! O Noddy e o Bob são de vómitos. Sabes como se chama o Noddy em França? (sim, a febre é universal, como a da m****a do Crepúsculo e afins!) Chama-se "Oui oui"... Ou seja, Sim sim!
E os teletubbies é aquela coisa que só para pessoas com dificuldades graves de aprendizagem e crianças irrequietas que se recusam a comer a papa.

Comprámos este pequeno livro em verso, que tem as versões originais de cinco contos que todos conhecemos como a acabarem Viveram felizes para sempre. Vais ter de ler, porque é incontornável. Só para aguçar o apetite: Inclui a Capuchinho Vermelho, que no final deixa de ser capucinho porque anda com um casaco... de pele de lobo. Maravilhoso!