Wednesday, May 9

Pourquoi pas

Porque foi talvez a melhor resposta que já me deram.

"O que é a escrita, o que é a poesia? Escrevemos para nós, claro. Um acto de revelação pessoal. Uma frase que descobri há pouco tempo ao preparar uma aula de inglês (aprende-se muito nestas coisas): "How can I know what I think until I see what I say?".
Mas, ou porque queremos mudar o mundo, ou porque queremos comunicar alguma coisa, escrevemos, tentando aproximar o que dizemos daquilo que queremos e gostaríamos de dizer, e isso explica os blogs. Transmitir uma mensagem implica a escrita e os blogs porque o conteúdo de uma ideia é inseparável da forma."
Luís Lucas

6 comments:

gio said...

maravilhosamente maravilhoso

neverland said...

Mas essa pessoa não sabe que está consagrada no português a palavra "blogue"?
E discordo de várias coisas no texto, obviamente, mas nem vale a pena dizer o quê.
Apropriado citar um dos meus grupos favoritos, Kings of Convenience: I'd rather dance with you than talk with you. E não esqueçamos que a poesia é para ser dita, ouvida, sentida (é agora preciso ver a coisa escrita para se saber o que se pensa?). Pensar é estar doente dos olhos, pá!

whyme said...

Olha-me esta preciosidade que eu tomei liberdade de vir cuscar. E é caso para usar o plural: o teu blogue e esta citação! De facto sempre se aprendem umas coisinhas no estágio.Não podia concordar mais com o Sete: escrevemos para nós, tentamos encontrar-nos nas palavras que escrevemos e lemos. Só não sei bem se o conteúdo de uma ideia é inseparável da forma, vou pensar nisso... :-)

neverland said...

Encontrámos o outro lado da lua :-)
Ser inseparável não quer dizer que seja siamesa, gémea ou coincidente. São interdependentes, pelo menos até certo ponto. Para aquilo que se diz importa o como se diz. Claro que dentro de nós podemos ter uma ideia muito boa, uma epifania até, senti-la, mas não a conseguir exprimir, ainda assim ela não deixa de ser o que é. Uma ideia sem forma. And "Ideas are bullet proof", anyway. Porque não falar ou escrever para a exprimir? São as palavras que os ourtos lêem, não o pensamento. Mas vou-me calar, senão depois é teimoso, é isto, é aquilo, qualquer dia é pior, ainda se lembram de dizer que ando a ver telenovelas.
Mas ainda: há outras formas de forma. Com o teu poema acrescentaste uma nova dimensão ao mundo de alguns. Abriste a porta. Ou a janela, neste caso (tu ou o sujeito poético? lol). Não porque lhes deste aquela forma, mas porque lhes deste uma forma, da qual só podia sair uma coisa assim de jeito.

Neste caso, muito, muito bonito, e nisto tenho a certeza que a Rita concorda.

R.Joanna said...

Ver este blog palco de debates assim filosóficos é inesperado e extremamente agradável.
Todos os dias são aulas e tudo o que vemos potencial professor:)
Compreendo perfeitamente a ideia de forma/conteúdo, mas acho q a explicação complementar a esclareceu completamente, por vezes o conteúdo é a forma em si, outras a forma molda o conteúdo, que de outra maneira (daqui mesmo a expressão "de outra forma")não seria o mesmo.
Escrever pode até ser uma forma fácil de sonhar; E se há sonhos que de tão pessoais se tornam dificeis de compreender e até de sonhar alto, outros são
"uma festa para os olhos", como o diz Delacroix.
Concordo sem dúvido que o poema do heterónimo whyme(permaneçamos incógnitos)é um deles:) Algo tão bonito, que abre não uma mas várias janelas, não deveria nunca ser privado de olhos estrangeiros. Podemos até deixar aqui um pedido: q mais poemas desta excelência e autoria sáiam a público!

E um pequeno PS: Yup, o prof anda definitivamente a ver telenovelas, não fosse o nosso site favorito uma delas que aparentemente consulta (cuscuvilha) com uma certa frequência =D

whyme said...

Mas vocês vivem na internet!

Acho que muitas das coisas que fazem realmente a diferença na vida de alguém são precisamente aquelas ideias intraduzíveis, às quais não conseguimos atribuir uma forma. Algo que me agrada na poesia é o facto de recorrer às palavras (e não só) como forma/tentativa de transmitir esses «its» que nos surgem (entre outras coisas). Gosto de tentar perceber essas ideias. Especialmente através desta forma: gosto de palavras. Às vezes até sou bem barroca e gosto mais da forma do que das possíveis ideias (lá está a citação de Delacroix). Gosto de tentar descobrir ideias novas, qual jogo de palavras cruzadas (não me estou a referir aos quiasmos lol). Vocês também :-)Agora quanto ao meu já velhinho nickname dos tempos de IRC ter escrito umas linhas só tenho a dizer que sou egoísta, tenho mau feitio e que não gosto de expor as minhas formas 86-60-86, como os caríssimos me querem convencer :-)Vou aproveitar o meu espaço de comentário (será que isto não tem limites) para partilhar duas curiosidades:
- Gostei de ver o link do Nocturno.
- Também costumo visitar um blogue que se chama O Outro Lado do Sol, de teor bem diferente e é bom conhecer agora o outro lado da lua.
Se bem que é bom ver este blogue transformado num espaço de reflexão gosto mais de ler os teus 'posts' do que ver aqui os meus comentários por isso vou-me remeter às leituras...e continuar a visitar-te.Obrigada*