Friday, June 18

"A morte voltou para a cama, abraçou-se ao homem"

9 comments:

Mimi said...

oh que pena...
ele está bem melhor agora na sua tumba.
ao menos já não escreve mais disparates.

R.Joanna said...

Se há alguém de quem eu acho que nunca escreveu uma coisa disparatada que fosse, é Saramago.

Devias lê-lo primeiro, e depois dizer-me se achas realmente isso ou se estás apenas a citar alguém muito religioso e muito tapado :)

Mimi said...

eu li rita.
e nao li so esse.
todo o memorial do convento é, em si, um grande disparate.

e do Evangelho, nem me pronuncio, acho que nem vale a pena.

R.Joanna said...

Então ainda é pior do que eu pensava. O crime que se anda a cometer, dando o Memorial nas escolas.
E estes júris do Nobel, hein? Bem, esses então deviam ser linchados.

neverland said...

Inês. parece-me que estás a fazer um aproveitamento, que chega ao parasitismo e, neste caso concreto, à necrofagia, da imagem do Saramago, de forma a promover as tuas ideais fundamentalistas relativamente à religião, que se baseiam, curiosamente, nas efabulações que estão escritas nos vários livros da bíblia, das quais eu gosto bastante, de resto.
Custa assim tanto perceber um pensamento ateu? Não há nenhum deus aí a caminhar. O que há é gente como tu a tentar desesperadamente pôr ideias ridículas na cabeça das pessoas. Há também gente sensata no mundo da religião conheço alguma. E há também quem, como o Saramago, conte histórias, sem querer dizer que elas são verdadeiras, porque se interessa realmente sobre o mundo, e sobre as pessoas, e até sobre a possibilidade de haver alguma entidade divina. Mas não, definitivamente, aquela que leva a fazer o papel (de moralismo oco, exacerbado, repetitivo, papagueador) que tens vindo a fazer.

neverland said...

Também eu já trilhei um caminho junto daqueles que procuravam fundamentar cientificamente os episódios bíblicos. Há cruzamentos ao longo dos caminhos...

Mimi said...

se para vós é mais fácil acreditar que descendemos de macacos que andam numa posição impossível de acreditar, pois nenhum animal anda inclinado para a frente, não sou eu que vos vou convencer do contrário.
se não crêem em Deus, também não sou eu que vos vou fazer acreditar. apenas estou a dizer que não gosto dos escritos de Saramago, tal como de muitos outros escritores. do que já li seu, apenas mostra uma grande crendice em si mesmo e que pensa que tudo sabe.
Se quiserem, digo-vos igualmente que não gosto de margarite yorcenar, nem de nicholas sparks, nem de jose miguel saraiva, nem de ana macedo, nem de milhões de outros escritores. eu não estou a pôr Deus em causa, longe de mim.
Mas se, novamente, querem crer nisso, também não sou eu que vos vou convencer do contrário.
Certo? por isso não ataquem Deus, nem os Seus feitos, porque não é disso que estamos a falar.
Além disso, opiniões são opiniões.
Se eu vos disser que gosto de Stephenie Meyer, que me vão dizer? Não sou eu que vos vou fazer gostar, pois não?
Então , para quê tanto ataque?

R.Joanna said...

A questão é: se não gostas, tudo bem, é óbvio que estás em pleno direito de o fazer. Tal como eu não gosto de alguns dos escritores que enumeras - Nicholas Sparks, por exemplo. Mas imaginemos que o NS morre; achas normal que eu publique e diga coisas que em tudo levam a crer que estou contente com a morte dele? Repare-se que não se trata de um Hitler, nem sequer de um Salazar. É um escritor. Não se gosta, muito bem. Dizer-se "está é melhor na tumba" é pior do que desagradável, é maldoso.

neverland said...

Inês, para mim "crendice" é achar que, se o ser humano é o único que anda como anda e fala como fala, isso se deve ao Deus que, tal como vem descrito na bíblia, criou adão e eva (para os expulsar do paraíso uns quantos dias depois e criar todo o pecado), que testou Job, etc. Porquê esse, e não qualquer outra coisa? Se te fizessem uma lavagem cerebral com outro deus, com outras histórias, noutra cultura, mas com o mesmo peso e fundamentalismo, não seria nesse que acreditarias, se te regesses pelos mesmos critérios?
Saramago veio tentar provocar, com o caim, um pensamento crítico sobre essas coisas – porque será que ainda ligamos a esse deus, quando temos a capacidade de fazer um bem tão maior às pessoas? E não porque nos dizem, não porque nos temos de redimir do pecado, não porque o espírito santo quer habitar em nós, mas porque sabemos que fazer o bem é melhor do que fazer maldade. Ser culto é melhor do que ser fútil, superficial, "contente". Mas parece-me que a tua ideia de religião afasta qualquer tipo de cultura que não seja a religiosa, submetida a um só tema, esse Deus para quem todos os teus pensamentos estão viradas. Isso faz com que a criatividade humana, a própria ideia que está na génese da criação das histórias bíblicas – passar ensinamentos para transmitir cultura, educação – seja negada. E assim deixam-se de criar histórias para responder a novos desafios.