Friday, October 23

Requiem pelo que ficou para trás

O universo pariu várias novas estrelas, incluindo O amanhecer das palavras.
Aqui vai fica o meu poema preferido do poeta que viajou para lá.
______________________________________

Ensaio geral para a eternidade

Não sou este aceno de luz
que às vezes reflecte no ar
um traço de música

não diz de mim
a voz com que dançamos
sem ensaios
em palcos de palavras

resquício de coisas
que se atraem e às vezes
colidem no início de um parágrafo

o que deixei para trás
o que poderei ter sido sem saber.

não interessa,
responderei sempre
que maio florir.

O verão chega e ilumina
a desarrumação dos sentidos
a noite vem e leva consigo
as incertezas.

fico então
sem tempo nem modo
até nova palavra

sete sóis, no dawning dusk

5 comments:

Esquila said...

E não pensamos todos em tudo o que perdemos pelo caminho, e todos os atalhos que não tomámos? Não responderemos não...não o saberiamos fazer...o que poderia ter sido...não foi.

R.Joanna said...

Percebeste o meu título da maneira precisamente oposta à que pensava quando publiquei este poema :)

O que perdemos é inverso do que ganhámos, os atalhos que tomámos abriram-nos novos caminhos que outro atalho tomado não abriria.

Por isso o requiem é um requiem pelo que de bom fizemos, e pela necessidade de avançarmos mesmo que não nos arrependamos de nada ou queiramos apagar o que foi.

Esquila said...

Engraçada a poesia chérri...destes mal-entendidos que não alcanço nasce o meu horror à poesia...não sou matura o suficiente para a compreender...a ela e ao fado =)

R.Joanna said...

Da maneira que falas da maturidade parece-me que estás mais a falar de velhice :P e que é algo inevitável e que não queres assim tanto ter.

Acho que podes ter razão, pode ser uma questão de maturidade, não sei. Mas nesse caso esta só te pode abrir cada vez mais para o mundo e não fechar-te, e deves procura-la tu mesma, porque ela é alcançável e constrói-se, não é algo de cuja ausência simplesmente nos possamos valer para não compreender.

E agora este comentário enorme parece escrito pelo Osho x) as minhas desculpas.
Mas todos vamos aprendendo, coisas como pôr um certinho no sítio certo e evoluir daí :)

Esquila said...

Tens razão. Mas não podes pedir que de preto passe a branco, tenho que passar pelos cinzentos...